terça-feira, 11 de junho de 2013

Festival Internacional de Jardins - Ponte de Lima 2013

Foi inaugurado no passado dia 31 de Maio a 9ª Edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, com o tema: Jardim dos Sentidos.



Com base no projecto que a Arqout desenvolve em parceria com o ISA e a Sigmetum propôs-se um jardim inspirado nas paisagens próximas a Ponte de Lima, GENIUS LOCI - O Espírito do Lugar, uma alusão aos sentidos despertados pelos diferentes lugares que o homem experimenta.
De todas as candidaturas foram seleccionados 11 jardins, sendo a proposta da Arqout uma das escolhidas!


GENIUS LOCI   I  ESPÍRITO DO LUGAR
 ‘Espaço dotado de um carácter que o distingue’ Norberg-Schulz.

O conceito que inspirou este jardim, GENIUS LOCI, tem sido utilizado por vários autores em diversas áreas, e em todas elas se resume ao conjunto de factores distintos que descrevem um Lugar, sendo responsáveis pela sua identidade e pela sua 'alma'.
Este jardim exige do visitante mais que os 5 sentidos, pede que sinta o espaço como um todo e que o interprete à luz das suas experiências e memórias. No seu conjunto, a par dos aromas, dos sabores, das imagens, dos sons e do toque, resulta uma interpretação do espaço única e pessoal, que poderá vir a ser repetida ou não.

Genius loci é um jardim que pretende atrair a população para o despertar dos sentidos das nossas paisagens, representando os principais habitats da zona de Ponte de Lima.


O PROJECTO





Este jardim representa um percurso pelo território, atravessando os habitats mais característicos da região, sempre acompanhados pelo relevo e pela vegetação própria de cada lugar. Desta forma a interpretação da paisagem é sintetizada em quatro habitats principais:

O percurso inicia-se numa zona de praia, como se tivesse chegado duma embarcação pelo Litoral Norte do País, encontrando-se o jardim de dunas (1) que alude às paisagens do litoral. Ao ligar as praias ao interior do território, o perfil de vegetação evolui pra uma zona de matos baixos, acompanhando a morfologia do terreno e retratando as serras.


De seguida a paisagem evolui para um jardim de bosque (2), caracterizado por um estrato arbustivo e arbóreo, representado pela vegetação autóctone dessas formações em Ponte de Lima. 

A irregularidade do relevo das serras é acentuada por uma zona de clareira, um vale (3) mais alargado, também próprio das margens do Rio Lima. 


No final do percurso, surge uma linha de água (4) e respectiva paisagem ribeirinha que a acompanha.
Ao longo das quatro unidades de paisagem que se pretende criar, os sentidos são invocados de diversas formas. Os aromas, as texturas, as formas, os contrastes de luz e sombra, as brisas e os ventos, o relevo, os sons e a paleta de cores que compõem cada habitat, combinam-se de forma única, resultando num espaço com carácter próprio, num Lugar.

A concepção do jardim foi baseada no tipo de solo, na modelação de terreno, na vegetação e nos materiais que irão complementar cada habitat, de forma a permitir um percurso confortável, pontos de paragem e contemplação e que nos remetam para um Lugar nas dunas, no bosque, num vale e numa linha de água.

Em relação à vegetação são propostas espécies autóctones de acordo com as séries fitossociológicas locais. O objectivo é sensibilizar os visitantes para a importância da utilização de vegetação autóctone específica de cada região. 


Agradecemos desde já o apoio do Continente que patrocinou o nosso jardim e à Câmara Municipal de Ponte de Lima que o concretizou.

O Festival Internacional de Jardins foi recentemente galardoado com o prémio de Festival do Ano de 2013 no Garden Tourism Awards – Toronto/Ontário-Canadá


Um evento a não perder, que estará aberto de 31 de Maio a 30 de Outubro de 2013.
Mais informações aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário