sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A importância das plantas autóctones nos jardins

As plantas autóctones, indígenas, espontâneas ou nativas são aquelas que são originárias de uma determinada área e crescem em comunidades com outras espécies vegetais e animais, providenciando protecção e alimento.

Actualmente, o cenário de alterações climáticas, a escassez de recursos e a instabilidade ambiental em que nos encontramos, leva a repensar todo o tipo de intervenções na paisagem, nas suas várias escalas. 

Desta forma, os novos desafios ambientais ao nível dos espaços verdes centram-se principalmente na redução do consumo hídrico, do desgaste do solo e também na minimização da utilização de espécies exóticas, que muitas vezes se tornam invasoras prejudicando o equilíbrio da paisagem, e consequentemente a unidade da composição criada em projecto.


A solução para estas questões está na selecção cuidada da vegetação a introduzir no jardim, sempre de acordo com as características biogeográficas do local em questão - A PLANTA CERTA NO SITIO CERTO!

arqOUT desenha os seus planos de plantação com base na distribuição natural da vegetação na Paisagem, introduzindo espécies autóctones nos jardins de acordo com a Fitossociologia Paisagista de cada região.

O resultado são jardins naturalmente mais amigos do ambiente com necessidades mínimas de rega, pesticidas, fertilizantes e manutenções, desenvolvendo-se como um jardim rico em espécies, texturas e floração, não significando espaços sem flor e sem qualidade estética. 




Sem comentários:

Enviar um comentário